quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O primeiro artigo a gente nunca esquece!

Olá!

Admito que esqueci do blog estive muito ocupada e sem tempo para escrever no blog. Bom, na verdade a semana que passou foi meio louca.

Eu estava escrevendo o artigo "A apropriação dos gêneros jornalísticos em um Projeto de Letramento", meu primeiro artigo. Sem nenhum co-autor. A escrita por si só não foi difícil... Mas todo a pressão mental de "preciso escrever, preciso escrever, preciso terminar o artigo" enquanto eu não estava escrevendo foi bem complicada. As pessoas que convivem comigo que o digam. 

Mas escrevi e wah, ele tá tão lindo. A professora não olhou ainda e tenho certeza que tem MUITA coisa pra mudar, mas só de ver ele concluído e compreender que yes, I can!, já me deixou tão feliz. Sem contar que enquanto ela não me manda de volta com as alterações que eu devo fazer, eu posso relaxar e sentir a sensação de "dever cumprido".  O primeiro artigo a gente nunca esquece.

Bom, fora isso, nos últimos dias eu fiz mais uma das oficinas de cinema - Linguagem audiovisual e decupagem, dessa vez - e nossa, foi incrível! Me deu uma noção enorme de certos aspectos de filmagem e edição de vídeo. As aulas da Oficina de Telejornal - sempre tão motivantes, tenho que escrever sobre isso exclusivamente em outra postagem -, as da Oficina de Leitura e Escrita Digital.... E, ah, comecei um curso de inglês - Básico II, hahahaha - tenho andado bem motiva a estudar pra valer Inglês.

As aulas recomeçam segunda-feira, vou fazer a prova de Estudos Literários que eu já tinha mencionado. E quarta-feira começa o SENALE, em Pelotas! Vai ser o máximo, eu espero. E terei muita, mas muita coisa pra contar. :D

Tentarei escrever com maior frequencia, juro!

Mari

-

O resumo do artigo:


RESUMO
No presente artigo, pretendo analisar as formas de apropriação de gêneros jornalísticos em um projeto de letramento. Os dados foram gerados através de textos produzidos durante o ano de 2012, por alunos da Oficina de Telejornal, que foi ministrada em uma escola pública municipal por bolsistas da Universidade Federal do Pampa / Bagé - RS. Nesta análise qualitativa e interpretativa descrevo e detalho algumas das diferentes maneiras que os alunos percorrem para produzir um gênero jornalístico, considerando o contexto em que estão inseridos e as especificidades de cada gênero. Os resultados preliminares indicam que os alunos aplicam o conhecimento que têm dos outros gêneros textuais familiares para a produção de gêneros que são novos para eles - na primeira produção de notícias, por exemplo, há traços perceptíveis de ficção, características de gêneros textuais como contos.

Palavras-chave: letramento, gêneros jornalísticos, apropriação

Nenhum comentário:

Postar um comentário