terça-feira, 18 de março de 2014

Dois anos de Unipampa

Semana passada completei dois anos de Unipampa. :')

Tenho comentado ultimamente com alguns amigos, que a Universidade me fez desconstruir muitas das certezas que eu carregava. Ingressei no curso de Letras sabendo exatamente o que eu queria estudar, pesquisar, o que queria fazer no TCC... Agora chego na metade do curso, indo para um semestre super importante onde tenho que definir muitas coisas e não tenho a menor ideia de para que lado ir. Mas encaro isso como algo bom, visto que eu gosto de tanto de tantas áreas que é realmente muito difícil escolher alguma coisa e deixar tantas outras de lado. Conheci tanta coisa e me apaixonei por tantas coisas distintas que optar por algo é difícil. Então ainda espero que eu consiga fazer uma ligação estranha entre literatura brasileira, cinema, educação, feminismo, análise crítica do discurso, literatura contemporânea, enfim, vocês vêem meu ponto.

Toda experiência até aqui fez parte de quem eu sou. Me fez crescer como ser humano e me fez mais preparada para, no futuro, puder contribuir para que o sistema brasileiro de educação se torne um pouco melhor, mais ideológico, mais consistente.

Não é fácil fazer uma retrospectiva dos últimos anos, nem acadêmica, nem pessoal, porque foram muitas conquistas, muita coisa significativa que eu dificilmente conseguiria expressar em palavras. Então achei digno fazer uma seleção de fotos dos momentos mais importantes de 2012 até aqui.

13.03.2012 - two years ago
Segundo dia de aula. Eu tava com essa cara de derrota aí porque já era bolsista do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) e passava o dia inteiro da Unipampa, sem saber bem o que fazer lá. O Zeep, comigo na foto não faz mais Letras. 


Lançamento do primeiro Junipampa (hoje, junipampa.info). Na foto, Nilda, que está no Ceará, Joana, que já se formou, professora Clara, linda, só amor, e a professora Mara, que eu não sei onde anda.




Ainda 2012, SENALE - Semninário Nacional de Linguagens e Ensino, em Pelotas - RS. Foi minha primeira Comunicação Oral fora de Bagé.




Essa foto horrorosa representa as Oficinas de Cinema que eu fiz em 2012. Na primeira foto, Montagem Cinematográfica, na segunda Giba Assis, ministrando Linguagem Cinematográfica, que me fez gostar da construção do cinema.


Aqui a LL11 no fim do primeiro semestre. 





Essas fotos que não parecem nada acadêmicas são do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, onde o primeiro curta que eu dirigi foi exibido.


Primeira reunião do GLADs, projeto do qual eu passei a ser bolsista no início de 2013.


Uma das minhas primeiras aulas no GLADs.






Gravação do Documentário Duas Casas, no Ivo Ferronato/Malafaia com os alunos do GLADs.





Em Florianópolis - SC, durante o SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul), onde eu ministrei uma oficina sobre Cultura Remix.


V Semana Acadêmica de Letras, organizada pelo Diretório Acadêmico de Letras. Não sei que fim deram as fotos.






Apresentando o trabalho "Adaptando Shakespeare, novas perspectivas para o ensino da Literatura" na I Jornada de Estudos de Adaptação, em Porto Alegre - RS. 





II Jornada de Estudos de Cinema, realizada na Unipampa. Na última foto, com a professora Lúcia, grande inspiração.




V Festival de Cinema da Fronteira. Na primeira foto com a Emili e a Mah, e na segunda foto com os alunos do GLADs. Ambas as fotos foram tiradas no dia da Mostra Regional, onde o Duas Casas foi exibido.




Premiação do V Festival de Cinema - O documentário Duas Casas ganhou Melhor Roteiro e Prêmio Patrimônio Cultural, no valor de R$1,500.


No Atelier Coletivo, na festa pós premiação do V Festival da Cinema. Na foto, além das meninas, o Mamadu Baio, artista de Guiné Bissau. 



Sarau Poético/Encerramento do GLADs/2013. :')



"Quem disse que sumiu? Aqui está presente o Movimento Estudantil" Ocupação da Reitoria da Unipampa/ 2014.



Coletivo Feminista Atena, criado em 2014. Nas fotos, primeiros encontros e preparação para Intervenção "Dia da Mulher: Não queremos flores, queremos respeito."




8/3/14 - Intervenção "Dia da Mulher: Não queremos flores, queremos respeito." Colagem de cartazes + Roda de Conversa



E cá estamos. Esperando os próximos dois anos. Que sejam tão lindos quanto foram os últimos!